Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

SÃO SILVESTRE, AQUI VOU EU!

  
SÃO SILVESTRE, AQUI VOU EU!
Há um ano eu tive uma motivação em correr, e isso tem me ensinado muita coisa.  Foi uma grande decisão que tomei em minha vida. Tudo começou em outubro de 2013, quando resolvi deixar o sedentarismo de lado. A gente sempre ouve dizer que fazer atividade física melhora demais a qualidade de vida. Quem procura uma justificativa para não fazer nada diz que isso é exagero. Um ano depois de estar nesse novo caminho, eu posso dizer que a melhora é maior do que eu imaginava. Comecei com caminhada na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba, e fui progredindo pouco a pouco. Logo estava fazendo caminhada acelerada e depois passei para a corrida. Fui dando uma volta na “bola”, aquele espaço circular que fica em frente do prédio principal da escola, e depois ampliando meus limites. Logo tomei gosto.

Um fato interessante aconteceu no primeiro dia deste ano, na Esalq, que estava cheia, com famílias indo ao parque da escola para continuar comemorando o réveillon, com música e piquenique. Eu fui para lá disposto a testar meus limites, cada vez mais entusiasmado pelos meus três meses de prática em corrida. Comecei a dar minhas voltas na “bola” quando o céu ficou preto de uma hora para outra. Foi um susto, o tempo virou totalmente sem aviso, o céu escureceu. Logo houve uma debandada, as famílias foram correndo para seus carros pegando o caminho de volta. Mas eu decidi ficar, sem me importar com a chuva. Foi um dilúvio, e não se enxergava nem dois metros à frente. O tempo estava tão feio que havia perigo de raios ou até que a força do vento derrubasse algumas árvores. Mas nada disso aconteceu. Foi uma chuva reta, sem raio e sem vento. Uma chuva abençoada que molhou meu corpo e me fez agradecer por mais uma chance de me colocar à prova. Além de pedir benção da natureza para um novo ano que estava começando. E, pelo que tem acontecido de bom para mim, esse ano só me deu sorte.


Por tudo isso, decidi comemorar meu ano de vida nova da melhor forma: encarando uma corrida, na maior motivação. Existe uma frase famosa do cientista americano William James que diz: “Não espere a vontade aparecer para agir. Comece a agir que a vontade aparece”. E foi exatamente assim que ocorreu comigo. Não esperei alguém ou algum fato me convencer a me movimentar. Eu encarei essa nova estrada e a vontade de progredir é cada vez maior.

Já estava com 12 quilômetros percorridos, com o tempo de 1h12, quando outra vez a natureza deu sinal de vida. O céu ficou escuro, as nuvens carregadas, e o vento quase jogava a gente para o lado. Mas nem isso me tirou do meu objetivo. Em plena chuva, continuei correndo, sem me afetar. Na verdade, a chuva me revigorou, porque eu estava bem suado e aqueles pingos d’água me deram um banho de ânimo.

Eu quis chegar aos 15 quilômetros, porque com essa marca eu começaria a sonhar de forma mais clara com a Corrida de São Silvestre. Este, afinal, é o percurso total da prova. Eu sei que essa prova é desafiadora, e é decisiva para qualquer corredor. Completar a São Silvestre, não importa em que colocação, é uma emoção indescritível. Ver aquele povo vibrando nas ruas de São Paulo e toda a massa acompanhando pela televisão e você lá, suando. Pensava comigo que, além de comemorar meu adeus à preguiça e ao sedentarismo, eu tinha a corrida como foco. Faltam menos de três meses, eu sei. Mas quem disse que eu não posso pensar em participar? Fiquei ainda mais otimista quando vi que havia completado a marca de 21 quilômetros. Ou seja, meia maratona! E isso para uma pessoa que há um ano nem fazia caminhada. Refleti em todo o progresso que tive e disse para mim mesmo: sim, eu quero, eu posso. Eu vou conseguir!

2 comentários:

  1. Qdo se tem um objetivo, toda sua energia é canalizada para tal finalidade...
    Continue...essa é a forma mais dificil, mas a que mais se ensina, dando exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Oh, meu caro! Grato demais pelo texto inspirador... Obrigado tb por sua atenção. Que Deus continue te iluminando e guiando. Vitoria sobre vitoria neste ano. Corramos então, rumo aos nossos sonhos. Sucesso, alegria e paz.Ja comecei meus treinos...

    ResponderExcluir